A cidade é um discurso, e esse discurso é verdadeiramente uma linguagem: a cidade fala aos seus habitantes, nós falamos a nossa cidade, a cidade onde nós nos encontramos simplesmente quando a habitamos, a percorremos, a olhamos” (Barthes, 1987).

sexta-feira, 24 de junho de 2011

VÍDEOS



Olá pessoal, aceitando a sugestão de seu Antonio Gonsalves(82 anos), o ClicCidade resolveu transcrever este vídeo para atender aqueles que possuem limitações auditivas.

Getúlio Vargas visita sua estância em Itu


O Presidente Getúlio Vargas aproveitou a oportunidade nesta viagem de mais uma vez visitar a sua fazenda Itu, que fica a poucos quilômetros do município de São Borja. O Presidente Vargas recorda com o seu secretário particular Roberto Alves, as ocasiões que as ocasiões que plantou as árvores ao redor da sede da fazenda. Sua excelência recebe a visita do prefeito de São Borja. O Presidente rumo ao pomar. Em frente a moradia do capataz, palestra com um dos piões, indagando sobre o andamento do trabalho. O pomar da estância do Itu, já é conhecido em toda a região pelo cuidado com que é tratado. O Presidente Vargas plantou muito dessas árvores quando deixou de ser Presidente da República para ser apenas estanceiro. É por entanto com orgulho que o presidente examina suas árvores frutíferas em pleno desenvolvimento, acompanhado pelo coronel Clóvis Costa, senhor Roberto Alves, Major Hernane Fittipaldi e o Comandante José Ferraiolo Filho. O bom churrasco preparado pela fiel peonada e que um bom gaúcho não rejeita. Mais um dia do Presidente em Itu, entre o governador Dorneles e o senhor Manoel Vargas, está presente também o amigo deputado João Goulart. O Presidente em seu momento de descanso aprecia a forma dos cavaleiros cariocas. Em sua visita ao Itu, o senhor Getúlio Vargas não se esquece dos peões amigos. Para Itu acorreu toda a peonada das estâncias vizinhas, como outrora, afim, de cumprimentar a Vossa Excelência e receber de suas mãos o presente que ele levou para cada um.
Faz bem um descanso depois das canseiras do dia, o governador Dorneles, depois de um dia com o Presidente em Itu, apresenta suas excelências despedidas e regressa a Porto Alegre. Nesta visita do senhor Getúlio Vargas a sua estância, foram parados diversos rodeios, bovino e cavalar, para que pudesse apreciar o desenvolvimento dos animais, tão bem cuidados pela peonada experiente dos pampas. O rodeio é uma reunião do gado, onde o gaúcho faz o balanço de seu rebanho e examina seu estado. Com o pôr do sol, o estanceiro Vargas regressa a casa grande. Chega a hora da partida, o presidente deixa suas bombachas e prepara-se para o retorno, pois, as responsabilidades de Chefe de Governo, reclamam sua presença na Capital da República. Sua Excelência dirige-se ao campo da estância, deixando a casa grande. A gauchada que estima sinceramente o solitário de Itu, depois de matar a saudade, despede-se do patrão amigo que retorna ao Rio de Janeiro. Enquanto o avião presidencial corta o espaço, rumo a capital da República, vai ficando para trás a estância de Itu, de onde o povo brasileiro foi buscar o homem que ocupou toda sua vida, em tudo fazer em benefício da gente de sua querida Pátria.

                                                                                                           Arquivo Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecimento